Para aproveitar o verde da cidade

Sendo uma das capitais brasileiras mais arborizadas, Porto Alegre possui vários parques com grandes áreas verdes. Os dois principais são o Parcão e a Redenção. Muito conhecidos, são os que mais atraem pessoas em busca de lazer nos fins de semana. Tanto um quanto outro são ótimos locais para passeios em família, caminhadas e diversão. No Parque Farroupilha, que é conhecido como Redenção, aos domingos acontece uma popular feira de artesanato, antiguidades e manufaturas chamada de “Brique da Redenção”.

Parque da Redenção, o mais popular ponto de encontro. (Foto: Epatur/Alfonso Abraham)

Parque da Redenção, o mais popular ponto de encontro. (Foto: Epatur/Alfonso Abraham)

Enquanto a Redenção está localizada mais próxima ao centro da capital, o Parque Moinhos de Vento, o Parcão, fica no bairro Moinhos de Vento, cercado de restaurantes, bares, lojas e um shopping. Este parque inclui também quadras de esportes e locais com playground para crianças. Para quem está na zona Norte de Poa, a opção é o Parque Germância, um dos mais novos e com uma área de preservação permanente com várias espécies de vegetais e animais. Ainda nessa mesma região, pode-se visitar a Praça Província de Shiga, um lugar menor do que os citados anteriormente, com menos movimento, o que possibilita momentos de meditação e tranquilidade.

Na zona Sul, o Parque Marinha do Brasil atrai o público semanalmente com suas árvores nativas e espécies exóticas, assim como diversas espécies de pássaros. O local proporciona a prática do esporte, como futebol, tênis, vôlei, basquete, skate, atletismo, ciclismo e também ginástica. Outra opção pela região é o Parque Harmonia, que possui mais de 100 churrasqueiras distribuídas em áreas específicas, ao ar livre e um galpão crioulo. No mês de setembro, acontece a Semana Farroupilha, marco da Guerra dos Farrapos e da proclamação da República Rio Grandense e esse espaço todo é utilizado para comemorar a tradição da cultura tradicionalista gaúcha. O Parque Harmonia é o principal ponto de encontro na capital para celebrar anualemente nessa época as origens e costumes dos gaúchos, sendo, inclusive, feriado no dia 20 de setembro.

A complexa área verde porto-alegrense é composta por árvores centenárias, espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Os parques citados são espaços públicos que possibilitam encontros entre jovens, famílias ou para aproveitar o ambiente natural sozinho lendo um bom livro ou caminhando. Além disso, contam com equipamentos de lazer e recreação que motivam os habitantes a deixarem suas casas e curtir um dia de sol. Esse fácil convívio com a natureza contribui para que Porto Alegre obtenha o título de uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.

Parque Marinha do Brasil, grande área verde próxima à orla fluvial do Lago Guaíba. (Foto: Epatur/Alfonso Abraham)

Parque Marinha do Brasil, grande área verde próxima à orla fluvial do Lago Guaíba. (Foto: Epatur/Alfonso Abraham)

Créditos da imagem superior: Parque Moinhos de Vento conta com amplo espaço de lazer. (Foto: Epatur/Foto Alfonso Abraham)

 

Sobre o autor

Por Brunna / Administrator, bbp_participant

SeguirBrunna
em nov 20, 2014

Sem Comentários

Deixe uma resposta