Fundação Iberê Camargo

Vista da Fundação Iberê Camargo a partir do Guaíba. (Foto: Divulgação/Site Fundação Iberê Camargo)

Vista da Fundação Iberê Camargo a partir do Guaíba. (Foto: Divulgação/Site Fundação Iberê Camargo)

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira no século XX, procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Inaugurada em maio de 2008, a Sede da Fundação foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo, para abrigar o Acervo e todas as demais atividades. O prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria e estacionamento próprio.

Desde seu surgimento, a Fundação visa preservar o Acervo, promover o estudo e a circulação da obra do artista, e estimular a interação do público com a arte, a cultura e a educação, a partir de programas interdisciplinares. A cada ano, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea, a fim de promover uma reflexão sistemática sobre o fazer artístico.

(Texto extraído daqui.)

Categoria